Se você tem filhos pequenos e eles em algum momento mexem – melhor que você, inclusive – no celular, tablet ou computador, uma preocupação constante pode ser o que ele vai encontrar na rede. Para dar uma ajuda nesse ponto, e filtrar o que pode parar ao alcance dos pequenos há um novo dispositivo de busca, o Kiddle.
Como funciona o Kiddle
Com uma interface amigável e mais infantil – um robô espacial entra no lugar do clássico fundo branco, o buscador – desenvolvido com base no Google, tem toda a eficiência já conhecida da ferramenta de buscas mais utilizada no mundo, mas com uma série de filtros que ajudam a você a bloquear conteúdo impróprio para crianças.
Assim, o Kiddle mostra resultados escolhidos pelos editores como “seguros”: os primeiros resultados (1-3, geralmente) são sempre baseados nessas “escolhas dos editores”, ou seja, sites escritos especificamente para crianças. Os próximos (4-7) trazem resultados de sites seguros que não são escritos especificamente para crianças, mas que possuem uma linguagem simples e acessível com base nos parâmetros determinados pelo algorítmo do Google para o Kiddle. Só depois (resultados de 8 em diante) sites convencionais e direcionados para adultos, mas ainda assim, analisados perante filtros específicos para bloquear linguagens ofensivas e impróprias, através do Google Safe Search.
Além disso, o buscador usa imagens e thumbnails maiores, facilitando a identificação do assunto e a leitura dos textos, que são mostrados com fontes maiores, facilitando a experiência das crianças na internet. Segundo o “about” do site, a privacidade também é levada em conta: não é coletada nenhuma informação pessoal e os logs são deletados a cada 24 horas.
Vantagens do Kiddle;
Se seus filhos buscarem alguma coisa sobre Justin Bieber, por exemplo, os resultados virão na ordem especificada nos parágrafos anteriores: site específico para crianças, linguagem acessível e depois os convencionais, sendo que são aplicados os filtros de segurança em todos os níveis, garantindo que informações e fotos comprometedoras do ídolo teen não sejam mostradas em nenhum dos resultados da busca. Outro ponto super interessante – e talvez o principal – é que o buscador bloqueia buscas por palavras impróprias para menores. Assim se ele fizer alguma busca por: palavrões, sexo, drogas ou qualquer palavra-chave inadequada para um menor de idade, o robô bloqueia qualquer resultado. Há, inclusive no site formulários para que você possa incluir alguma “bad word” que ainda possa aparecer, ou até mesmo indicar sites que sejam impróprios para crianças e adolescentes.
Considerando que, nos dias de hoje, as crianças estão cada dia mais cedo expostas à tecnologia e à internet como um todo, é importante ter um controle sobre o que elas acessam. Ao mesmo tempo que a rede é uma eficiente ferramenta para pesquisas e fonte de informações e conhecimento, há muita coisa imprópria para crianças em formação na internet. É fundamental que os pais estejam atentos e acompanhem os acessos e o que é visto por eles, mas sabemos bem que por mais que haja uma vigilância cerrada, vez ou outra alguma coisa pode passar.
Ter ferramentas que nos ajudem é uma ótima pedida. Usar a tecnologia ao nosso favor é um ganho enorme e toda ajuda é bem vista não é mesmo? Aproveite e conheça mais sobre o Kiddle!
** com informações de Tech Times e Scarymommy